Você sabia que a Manutenção Preventiva ou Prevenção podem gerar economia e evitar descontroles financeiros?

Eu não poderia escrever sobre “prevenção”, mesmo que de “gastos” no momento de campanha do “Outubro Rosa”, sem dar este destaque, pois o grande objetivo da campanha, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce e desmistificar conceitos em relação à doença. Segundo dados do Ministério da Saúde e Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), essa neoplasia responde por 25% dos casos novos a cada ano e apresenta ainda, que somente em 2016, são esperadas 57.960 ocorrências em todo o país. Entretanto, se for descoberto no começo, o tratamento para o câncer de mama é mais eficaz, podendo evitar terapias mais agressivas e reduzir a mortalidade.

Talvez alguém pense: o que o “outubro Rosa” tem a ver com o conceito de manutenção preventiva ou manutenção? Então vamos trazer o conceito. No geral, a manutenção preventiva ou prevenção, diz respeito à correção de falhas em máquinas e equipamentos antes mesmo que elas aconteçam. Isso evita prejuízos e riscos de interrupção da produção; é toda a ação sistemática de controle e monitoramento. E o que a campanha prevê é exatamente que as pessoas façam o acompanhamento ano a ano, evitando tanto sofrimento, para si mesmas e famílias.

Você já ouviu a expressão: “melhor prevenir do que remediar?” Segundo um estudo feito pela Universidade de Tóquio, a higiene é um dos fatores que fazem os japoneses terem um título invejado pelo mundo inteiro: São o grupo humano que mais vive no planeta. Em média, 86 anos de idade. Além da higiene, outro fator é o sistema de saúde, que é universal e se preocupa com a prevenção das doenças. Todos os anos, os habitantes do Japão, japoneses ou estrangeiros, passam por uma rigorosa avaliação médica, que inclui medir a cintura. Homens com mais de 85 centímetros e mulheres com mais de 90 centímetros de circunferência na cintura são orientados a fazer dieta e exercícios. A medicina preventiva, além de aumentar a expectativa de vida, é econômica. Entre os países desenvolvidos, o Japão é o que tem o menor custo com saúde.

Pensemos: O que acontece quando uma caixa de esgoto entope? Exatamente! Temos muito trabalho para limpar; às vezes temos que chamar até uma empresa especializada para conseguir desentupir, certo? Para evitar, teríamos que a cada dia, cuidar para que não entrasse lixo indevido, não deixássemos escorrer gordura em excesso e outras.

Bom, antes de ESTRAGAR equipamentos diversos, como o ar condicionado, o carro, é importante que façamos a MANUTENÇÃO, para evitar despesas muito maiores, assim como acontece com a saúde, quando deixamos uma dor que começa simples e que pode se complicar muito mais! Um outro exemplo é o que acontece com o tratamento de dentes. Se formos periodicamente fazer uma LIMPEZA PREVENTIVA, talvez não cheguemos a problemas de dentes maiores e muito mais CAROS.

Promover a MANUTENÇÃO PREVENTIVA dos VEÍCULOS é a forma mais econômica de mantê-los em bom estado. Um automóvel que não está com o motor regulado e com peças desgastadas consome mais combustível e perde desempenho. Para evitar problemas maiores, faça a manutenção periódica nos freios; troca de óleo; no Sistema de Arrefecimento e filtros de ar; filtro de combustível; Alinhamento e balanceamento (evitando o desgaste excessivo dos pneus) e as velas.

Bom, você já deve ter chegado aos supermercados e encontrado alguns colaboradores com uniformes escritos: “prevenção de perdas”, certo? Então, de acordo com dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as perdas nesses comércios chegaram a R$ 5,3 bilhões já em 2013. Este valor representa 2,5% do faturamento líquido anual do setor que é de R$ 272 bilhões. Isto se justifica em muito, investir em colaboradores para cuidar das mercadorias que são retiradas das gôndolas e deixadas soltas em qualquer lugar do supermercado e muitas outras possibilidades.

Aqui hoje a ideia é conscientizá-lo e sensibilizar quanto aos cuidados na prevenção de gastos e manutenção que você pode adotar na sua vida, nas suas práticas, na sua empresa, em casa enfim, e que podem evitar grandes transtornos financeiros e desgastes físicos e emocionais. Até breve.



Deixe uma resposta

Demos

Layout

Wide
Boxed