Educação empreendedora, educação financeira e cooperativista – Como correlacionar?

Tenho visto várias iniciativas de municípios, gestores e líderes no intuito de implantar uma educação empreendedora; uma educação financeira e cooperativista. A grande pergunta é: Como correlacionar? Eu diria que, ambos são comportamentais e todos podem promover desenvolvimento dos municípios e pessoas em geral; podem fazer a diferença na vida de nossas crianças e jovens, preparando-os para a vida. Implantar uma educação empreendedora, financeira e cooperativista é dar um novo significado ao ensino.

Ouvimos frequentemente dos alunos: “Por que estou estudando isso, em que e quando vou aplicar este conteúdo?”. O que precisamos como educadores, é nos aproximar das necessidades do nosso público, para dar sentido, significado, ao que estamos propondo estudar.

O que justificaria uma educação com estas abordagens?

No Brasil atualmente temos 60 milhões de inadimplentes e as pessoas que estão nesta estatística estão sofrendo muito. Muitas perdendo seus empregos pela baixa produtividade, stress e conflitos e outras até pedindo demissão no intuito de receber seus direitos para saldar as dívidas. Outras indo para os vícios, o que não só impactará em maus resultados no trabalho, mas também maior risco de acidentes.

Muitas estão perdendo seus empregos diante da crise econômica e política que o país está passando indo ao desespero, isto por não terem constituído nenhuma reserva e estarem totalmente endividadas; vivendo num padrão de vida superior ao que o seu orçamento permitia.

Infelizmente no geral, as pessoas por não serem educadas financeiramente, comprometem tudo que ganham, gastando sem qualidade e sem critérios. As pessoas estão soltas, vivendo pesadelos ao invés de realizarem sonhos. Diante disso, é importante e necessário que se estabeleçam sonhos, objetivos e metas, para que tenham motivos para cuidarem melhor do seu dinheiro, do seu orçamento.

Noutra perspectiva, muitos que estão perdendo seus empregos, estão começando a empreender por “necessidade”, o que para muitos é bem perigoso porque não tem ainda um modelo de negócios para praticar; o que também para outros será oportunidade, fazendo descobertas de seu potencial, podendo vir a se realizarem.

Os desafios são muitos. Como as pessoas são na maioria muito individualistas, às vezes sozinhas não conseguem se realizar. Diferentemente disso, é notável 2 algumas iniciativas por parte de gestores públicos e líderes em geral, na constituição de consórcios para cuidar da saúde da população; outros se juntando para resolver o problema do transporte; empresários de algumas regiões que se juntam para resolver problemas de logística para facilitar na produção; moradores de algumas comunidades que se juntam em associações de moradores para conseguirem maior apoio e captarem recursos para fomentar a renda e ocupações; as próprias cooperativas, que são meios de viabilizar a venda da produção do homem do campo e outros segmentos, são exemplos de cooperação. No meio rural esta prática da cooperação é muito antiga, podemos exemplificar com a troca de dia; os mutirões, a permuta. No segmento das pequenas empresas é bonito de se ver quando conseguem se cooperar para formar as CENTRAIS DE COMPRAS, CENTRAIS DE NEGÓCIOS; o que vai gerar ganhos para os donos dos negócios, proporcionando maior poder de compra e representatividade; melhores negociações de serviços diversos junto aos fornecedores; e para o cliente ter melhores preços e condições.

Uma pessoa que é estimulada a ter comportamentos empreendedores diante da vida que resolver empreender em um negócio, se não tiver também uma educação financeira, tudo que produzir ou ganhar, pode ser perdido.

Precisamos preparar os estudantes, as crianças, os jovens, para empreenderem a própria vida; terem condições de fazer escolhas, protagonizar junto à sociedade.

Entenderem que com atitudes empreendedoras diante dos desafios da vida; sabendo fazer um bom uso do dinheiro que passar por suas mãos e cooperando entre si, pode ser uma alternativa para alcance de resultados desejados.



Deixe uma resposta

Demos

Layout

Wide
Boxed